A Transdata Smart, principal empresa do Brasil no desenvolvimento de soluções integradas em ITS (Sistema de Transporte Inteligente) dedicadas à mobilidade urbana, esteve na 11ª FetransRio, um dos maiores eventos da América Latina voltados ao setor, que aconteceu entre 23 a 25 de novembro no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ). O stand da empresa no evento teve como diferencial a apresentação de tecnologias inovadoras focadas em novas formas de pagamento para o segmento de transporte público urbano.

O primeiro diferencial apresentado foi o EMV Contactless, uma tecnologia aplicada em cartões que possuem um chip com capacidade de comunicar-se com a leitora instalada tanto em ônibus como em catracas de metrô, permitindo a passagem do usuário de forma rápida e prática. “Este inovador diferencial tecnológico possibilita o acesso das pessoas ao transporte público. Para utilizar esta tecnologia, basta portar qualquer cartão bancário de débito ou crédito que possua esta função EMV”, explica Devanir Magrini, diretor comercial da Transdata Smart. Para tornar a percepção da tecnologia EMV mais clara e próxima da realidade, a empresa teve em seu stand duas catracas com leitores integrados à tecnologia EMV Contactless.

Também, uma inédita tecnologia da Transdata Smart é a capacidade de interação com celulares que são capazes de emular os cartões EMV. Com eles basta que o usuário escolha qual bandeira de cartão deseja utilizar e na sequência encostar o celular nos validadores de ônibus ou catracas de mêtro e assim ter sua passagem garantida “Tudo isso sem apresentar nenhum cartão, de maneira rápida, fácil e segura”, garante Magrini. A trilogia de inovações apresentada na 11ª Fetrans Rio pela Transdata Smart se completa com o novo validador Transdata Smart V6 que, além das funções de bilhetagem tradicionais, oferece a possibilidade do serviço de gerenciamento de frota integrado – antes um produto vendido à parte.

Formatado com tecnologia modular, o V6 permite customizar a solução de acordo com a necessidade de cada cliente.

Serviços inteligentes Ainda na 11ª FetransRio, a Transdata Smart exibiu a tecnologia RVSmart, que potencializa o sistema de bilhetagem eletrônica. Totalmente automatizada, transparente e segura, a solução melhora a gestão da comercialização dos créditos de bilhetagem eletrônica, além de estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. A rede de vendas de créditos foi concebida em formato modular e permite à empresa escolher as soluções que melhor atendem as suas necessidades.

Um dos canais de venda disponíveis pela RVSmart é o sistema ATM, direcionado a locais que concentram grande fl uxo de passageiros. Por meio dele, é possível verifi car saldo, vender cartões avulsos, recarregar créditos e efetuar pagamentos por moedas, cédulas e cartões de débito. Outra ideia são os POS GPRS, dispositivos móveis que possibilitam um aumento da quantidade e alcance dos pontos de venda, somado à possibilidade de desenvolvimento de novas parcerias comerciais.

Com esses novos dispositivos, é possível, inclusive, realizar vendas diretamente nos pontos de ônibus.

O aplicativo Ônibus+ desenvolvido pela Transdata Smart pode ser baixado gratuitamente em smartphones, tablets e computadores e está disponível na Apple Store, Microsoft e Google Play. A tecnologia é uma forma prática, rápida e segura de o usuário comprar passagens por meio do cartão de crédito, e ainda visualizar todo o trajeto a ser percorrido pelo ônibus, incluindo a exibição dos pontos de parada. Tudo em uma única plataforma. A solução também é um canal de vendas para o empresário do transporte.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>